11.7.12

quiddi... quê?

Sou uma pessoa que adora desporto. Para esta minha maneira de ser contribuiram as diversas modalidades que pratiquei, desde o ténis de mesa ao futebol, passando pelo atletismo. À parte destas, existem muitas outras modalidade que me cativam. Mas, mesmo assim, há desportos que não consigo levar a sério. O quidditch é um deles!

Para quem não sabe do que falo, este é o desporto que Harry Potter praticava com os seus amigos. Joga-se com uma bola voadora e com uma vassoura mágica, na ficção, e com uma simples bola e uma vassoura banal, na versão real. O objectivo, é passar a bola pelo aro metálico que representa, julgo eu, a baliza da equipa adversária. Explicando de outra forma, é parecido com râguebi mas com os jogadores montados numa vassoura.

Apesar de não ser fã de Harry Potter, dou mérito aos fãs da saga que transformaram um desporto inventado por J.K. Rowling numa realidade. A primeira equipa foi criada em 2005 e actualmente existem mais de 700 espalhadas por 25 países. É o fenómeno Harry Potter no seu melhor.

Os praticantes desta nova modalidade querem que a mesma passe a ser um desporto olímpico. É neste momento que o quidditch perde a minha credibilidade. Não querendo ser desmancha prazeres parece-me que num futuro próximo não vamos ver um desporto olímpico praticado em cima de uma vassoura. Se o desporto for praticado em vassouras mágicas e com bolas voadoras, mudarei a minha opinião sobre o quidditch.

40 comentários:

  1. Sem vassoura voadora não tem a minima piada :)))
    Eu confesso que li os livros todos antes de ver os filmes...e na realidade gostei MUITO MAIS do livro que em filme
    bjokas

    ResponderEliminar
  2. Das pessoas que conheço, é raro alguém que goste muito de um livro gostar mais do filme! Talvez seja porque o livro vai ao detalhe que muitas vezes não é usado nos filmes. Será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei....sei que viajei na magia da imaginação no livro...e embora os filmes tenham sido engraçados...não deixam de me trazer muito á terra do "aquilo nao é possivel" entendes?

      Eliminar
    2. Os livros são sempre melhores que os filmes. Sem qualquer dúvida.

      Eliminar
    3. É a opinião que tenho dentro do meu grupo de amigos

      Eliminar
    4. Os livros para mim são sempre melhores que os filmes porque colocamos neles muito mais de nós, a nossa participação, a nossa imaginação do espaço que envolve as personagens, das próprias personagens, da sua voz, da sua presença.

      Quando após toda esta montagem vemos um filme sentimos que o livro era melhor, ele é a visão que uma outra pessoa teve do livro. Não a nossa.

      Eliminar
  3. Eu simplesmente boicotei o Harry Potter. Desde o momento 1... em livro e em filme...

    Mas se alguém quiser treinar um desporto olímpico com vassoura, esfregona ou aspirador, ofereço a minha casa para treinar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jingas...AHAHAH esse até eu arranjava disponibilidade para praticarem na minha casa :)

      Eliminar
    2. Será que dá para dividirem o jogo em três partes? Uma parte em cada casa e ficavamos as três felizes e de casa limpa.

      Eliminar
    3. Claro que dá, até porque a prática traz a excelência e queremos colaborar para atletas premiados :)

      Eliminar
    4. Então mas tu, hsb, não disseste que gostavas de limpar a casa? Fiquei baralhada, confesso... .p

      Eliminar
    5. E gosto :)

      Mas pagava para ver pessoal a correr na minha casa com uma vassoura entre as pernas :)

      Eliminar
    6. Eu sou uma atleta premida, mas em casa... Bah... Já bato com a cabeça nas paredes por andar sp a fazer o mesmo.

      Oferecia-me para limpar a casa das meninas, a tua, hsb, não...Ehehe... ;)

      Eliminar
  4. Nunca vi nenhum filme, nem li qualquer livro da saga Harry Potter, nunca me seduziu muito as artes da feitiçaria. Sou mais da onda Star Wars, acho que o Darth Vader tem mais pinta que o puto com óculos.
    Quanto ao desporto não conheço, mas estou com a Jingas, se é para treinar vassouras e afins, empresto a minha casa.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Mais um post divertido alem de informativo.
    Li uns quantos livros do Harry Potter e gostei, estão bem escritos. Não é o meu genero favorito, nada que se pareça mas cativou-me. Eu não sou exemplo para ninguem leio tudo (se não contarmos com livros de auto ajuda, Paulo Coelho...).

    Quanto ao desporto em questão parece-me um desporto divertido desde que coloquem as vassouras a voar, não precisam ser magicas, não deve ser muito dificil engenharem uma forma... ahahahah
    P.S. Adorava jogar Ping pong no secundário. Também vi um espetaculo à pouco tempo mas isso são outras historias..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O desporto, como magia, tem muito encanto. Já não acho o mesmo de andar a correr com uma vassoura entre as pernas :)

      Eu fui atleta federado de ping pong :)

      Eliminar
    2. Ainda tenho uma mesa em casa dos meus pais... faziamos muitos torneios de familia, depois na escola era divertido.
      Atleta federado é muito a frente... :(

      Eliminar
    3. Gostava imenso de jogar e tinha a vantagem de ser canhoto, algo que não se via muito.

      Eliminar
  6. Bom Dia!
    Vi o filme, mas não fazia a minima ideia que se praticava este tipo de jogo.
    As vassouras pelo que vejo na imagem só serve para dificultar e a bola também é maior o que não ajuda.
    Deve ser divertido assistir a uma partidinha de quidditch :)

    ResponderEliminar
  7. Não fazia a mínima ideia que existia essa modalidade em ddesporto. Parece der interessante e diferente! Gosto de tudo que saia do "normal".

    Vou fazer pesquisa ver se encontro algum vídeo sobre o quidditch. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante, talvez :) Diferente, certamente! Fora do normal, sem duvida :)

      Eliminar
  8. Também não sou fã do Harry P. Nunca li nenhum livro e devo ter visto 10 min. do 1º filme, por insistência das sobrinhas... Agora, o desporto, em minha casa, como já aqui disseram, dava um certo jeito, sim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos não gostar de Harry Potter nem de quidditch mas todos oferecemos a nossa casa para se praticar :)

      Eliminar
  9. Se a magia existisse mesmo, Qudditch seria um jogo brutal! (Sou muito fã de HP :P)

    Mas ontem quando vi essa reportagem não me consegui distrair do facto de eles andarem a correr com vassouras no meio do rabo. É cair no ridículo, na minha opinião, mas cada um sabe do que gosta xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com magia seria algoextraordinário :)

      Na realidade, é algo um pouco patético mas tiro o meu chapeu às pessoas que transformaram uma fantasia em realidade :)

      Eliminar
  10. Também nunca vi nenhum filme, nem li qualquer livro da saga Harry Potter , não me seduz a magia pela magia. Creio sim em tudo o que pareça mágico, mas que conquistado com esforço humano, com persistência e dedicação!!
    Talvez seja esse um desporto para quem sonha, mas sem os pés no chão..:)

    ResponderEliminar