5.7.12

promessas e mais promessas


Começo a achar que em cada um de nós há algo de político. Digo isto por defender que todos prometemos algo que não cumprimos, por mais pequena e insignificante que seja essa promessa. Por exemplo, quando era aluno do secundário, prometia que não voltava a fazer barulho nas aulas mas nunca cumpria essa promessa.

Nesta altura do ano, se há pessoas que prometem tudo e mais alguma coisa são os jogadores de futebol e todos os agentes deste desporto. Desde o presidente ao roupeiro, passando pelos jogadores e directores, todos fazem promessas. Uns dizem que vão marcar trinta golos. Outros garantem conquistas. Há ainda aqueles que juram ser os jogadores que se vão destacar no campeonato. Enquanto adepto de futebol, fico contente com a simples promessa de trabalho. Assim, daqui a alguns meses, quando essas promessas não forem cumpridas, ninguém vai cobrar o que quer que seja. Acho que isto se aplica a todas as promessas que podem ser feitas na vida. Quanto a mim, já aprendi a prometer só aquilo que posso cumprir.

11 comentários:

  1. Não acredito que cumpras todas as promessas que fazes. Provavelmente sem que te apercebas, mas deve acontecer. Faz parte.

    É normal, serem quebradas. Até a simples promessa de trabalho, num dia menos bom, poderá ser quebrada.

    Agora, há promessas e promessas...

    Eu tento ser realista, e não sou de prometer muita coisa, mas até nas que faço, e são poucas como referi, algumas vezes acabo por falhar. Principalmente naquelas que faço a mim mesma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes! Mas as que faço a mim mesmo são só minhas e ninguém as conhece :)

      Eliminar
  2. As promessas que faço são sempre para mim própria :P ahah
    Quebro quase sempre aquelas que têm a ver com a faculdade... E é quase sempre esta: "Hoje vou estudar".
    Uma pessoa fica um dia inteiro a trabalhar...Chega a casa e vai estudar!? Era bom era, mas na verdade... Come e dorme :P lol Lá fica o estudo pra outro dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quebrei essa muitas vezes porque sempre estudei e trabalhei ao mesmo tempo. Hoje, sei que com mais horas de estudo teria concluído o curso com uma melhor média mas mesmo assim orgulho-me de ter feito o curso sem qualquer problema :)

      Eliminar
  3. Ao longo da vida aprendemos, que so deveremos mesmo fazer promessas a nos mesmos....
    Porque nem essas promessas iremos conseguir cumprir...
    Quanto ao prometermos so o que conseguirmos cumprir?? Nunca saberemos o que conseguimos cumprir, senao tentarmos... E como tal voltamos ao inicio, nao deveremos prometer sem sabermos se podemos cumprir, e assim se forma um ciclo vicioso...
    Deixemos as promessas e passemos as acçoes ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom ponto de vista. Não fazer promessas aos outros. É isso mesmo, deixemos as promessas :)

      Eliminar
  4. Não gosto de prometer a outras pessoas o que poderei não conseguir fazer. E se não conseguir, tento sempre dar o feedback das mesmas.

    Agora comigo é outra coisa. Faço imenso planos, e... Falho muito comigo! Deveria ser mais exigente comigo mesma em certos níveis, porque em outros sou uma exagerada e picuinhas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou muito mais exigente e prometedor comigo mesmo! Mas como é comigo mesmo, ninguém sabe de nada :)

      Eliminar