31.7.12

olhares (in)discretos

Se há coisa sobre a qual não tenho dúvidas é que toda a gente observa algo ou alguém constantemente. Por exemplo, as mulheres, quando se cruzam conseguem observar-se mutuamente e em questão de segundos percebem que a cor do verniz não é a melhor, que há duas unhas onde o verniz já estalou, que a mala não combina com os sapatos, que o penteado não a favorece, que está mal maquilhada e ainda têm a perícia de observar a montra que está situada atrás da mulher com quem se cruzaram.

Os homens também são observadores mas com talentos limitados. São capazes de observar uns ténis de que gostam, uma tatuagem a que até acham piada, criticar um penteado que entendem ser ridículo ou algo do género mas nunca em simultâneo. Poucos são os homens que têm a capacidade observadora de uma mulher.

Estas são duas versões do mesmo tipo de olhares (in)discretos mas os que me levam a escrever são outros. Ontem, estava no aeroporto à espera do meu pai quando passou à minha frente uma rapariga com uns calções tão curtos que me levam a questionar se chamar aquela peça calções não é faltar à verdade! Orgulhosa do seu corpo, a dona dos calções passeava pelo aeroporto como um anjo da Victoria Secrets desfila na passerelle.

Ao mesmo tempo que a rapariga passou por mim, passou também um casal que passeava de mão dada pelo aeroporto. Contente com o que viu, de frente, o rapaz não resistiu a virar-se para observar a menina de costas. Mas, não se limitou a virar a cabeça. De mãos dadas com a mulher/namorada, o rapaz percorreu cerca de dez metros sempre a olhar para trás. Indiferente, a namorada/mulher continuou o seu percurso sem se preocupar minimamente com o facto do namorado/marido andar para a frente com a cabeça voltada para trás. Isto deu-me a ideia de que se trata de um hábito naquele casal.

Acho que tanto homens como mulheres observam as pessoas (do sexo oposto) com quem se cruzam. Acredito também que elas são muito mais discretas do que os homens mas é um facto que olham apesar de negarem que o façam.

52 comentários:

  1. Olham sim senhora. Nisso os homens são mais honestos, fazem-no à descarada, e muito provavelmente a coisa até acaba ali. As mulheres, olham, tiram as medidas, fixam, apontam, e mal se apanham com outra mulher dizem "vi um Deus Grego hoje...". Mas confrontadas dizem "Eu não olhei!", e não acho que não seja para não dar razão ao homem para olhar, porque ele olha à descarada!

    ResponderEliminar
  2. Olhamos pois. E por vezes até somos apanhadas pela namorada, o que se torna um bocadinho awkward :P

    ResponderEliminar
  3. Quem não olha!!Acho que há olhares e olhares. Há aqueles olhares de quem simplesmente vê algo/alguém que lhe agrada e há aqueles olhares que incomodam.
    Acho que não faz mal nenhum ver um homem ou uma mulher bonita e olhar, simplesmente porque aquela pessoa tem uma beleza diferente. Sei olhar para um homem porque o acho bonito, porque gosto de apreciar, mas torcer-me toda para olhar, isso não. Aprecio discretamente, aliás distraída como sou, é raro reparar em alguém, mas acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que um olhar inocente e discreto não faz mal a ninguém :)

      Eliminar
    2. Claro que não, até é saudável. Quando estava em alguma relação, nunca critiquei o meu parceiro por olhar para uma mulher bonita, mas olhar com respeito! Se fosse preciso, eu prória chamava a atenção para uma mulher bonita. O que é bonito é para se ver e admirar!

      Eliminar
    3. Olhar, sim! Faltar ao respeito e babar à frente de alguém, não!

      Eliminar
  4. Então? Não é para olhar?
    Essa agora... e como faço o meu escrutínio diário?...
    Olho e tiro apontamentos... não me falhem os ticos na hora da decisão...
    (a esta hora já não sai nada de jeito...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção, olho para os machos, as lady's que me desculpem mas não tenho pachorra para estar a olhar para sapatos não condizentes ou para as cutículas das unhas alheias...

      Eliminar
  5. Observar é normal nos dois sexos. Os olhos são para a apreciar e admirar o belo ou o que mais valorizam fisicamente no ser humano que mal tem? não tira bocado!;-).

    Quando o meu parceiro olha e se eu reparo comento logo, sou lá de calar!! Mas fico por aí..é só motivo de risota.

    Mas essa das mulheres serem mais observadoras também não é regra, porque sou mulher, mas bem distraída , tantas vezes nem reparo no que as amigas(os) trazem vestido, o que sapatos traziam calçados!! Acho que isso depende mais do que cada um valoriza mais no outro e e/ou em si próprio. Serei excepção?.....:-)

    ResponderEliminar
  6. Olha, eu não reparo nada nessas coisas das outras mulheres: se estão com uma unha encravada, as pontas do cabelo espigadas, ou os sapatos a condizer com a mala. Simplesmente porque não me interessa e porque tenho mais o que fazer. E olha que tu não és mulher, mas palpita-me que reparas bastante nessas coisas, não? ;p
    Agora, se for um espécimen masculino que valha a pena, pois claro que olho. Sou discreta, sim senhor, não por causa da pessoa que possa ir ao meu lado. Mas por causa do especimen em si. Não vá ele perceber e pedir-me satisfações... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assumo que sou muito observador, sou capaz de reparar em muita coisa ao mesmo tempo ;p

      Isso do pedir satisfações é muito bom. Já aconteceu?

      Eliminar
    2. Claro que não. Como já disse, e muito bem, sou discreta. Lá está... ;)

      Eliminar
  7. Sinceramente, acho uma falta de respeito para com a pessoa ao nosso lado.
    Não sou hipócrita e não digo que não olho por vezes mas faço-o sempre o mais discretamente possível, até porque tenho uma máxima de que não gosto de contribuir para que elas fiquem ainda mais convencidas, por outro lado também não gosto de me babar... ;)

    ResponderEliminar
  8. Curiosamente olho mais para mulheres que homens, para chamar vacas às jeitosas e me alegrar com a (des)formosura das outras. ahahahah

    Agora a sério, tem dias...há dias que até sou muito observadora mas, são muito mais raros do que aqueles que tudo me passa ao lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste num ponto engraçado. A facilidade com que as mulheres conseguem chamar nomes às outras após um segundo de vida em comum :)

      Eliminar
  9. As mulheres olharem para os homens? Achas? Não, que ideia tão estapafúrdia! Não reparamos naquelas pernas musculadas, no rabo que faz trincar o lábio inconscientemente, naquelas mãos grandes que imaginamos a fazer trabalhos 'pesados', nos ombros desenvolvidos, no sorriso bonito e nos olhos encantadores... Achas mesmo que a mulheres olham para os homens e lhe tiram um retrato? Não, só os homens é que se babam... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delicioso.

      Vou fazer um poster com este texto, arranjar uma moldura toda catita e guardar :)

      Eliminar
    2. Ooooh, agora fizeste-me corar! ;)

      Eliminar
    3. P.S. Não te esqueças de pôr a minha assinatura! xD

      Eliminar
    4. Depois quero foto! ;)
      Tu só combinas coisas comigo, depois quero ver isso... daqui a uns dias temos uma lista de promessas! xD

      Eliminar
  10. leio isto com o sentido de humor devido, mas ... fico desconfiada sobre a autoria masculina do texto
    é estranho a riqueza de detalhes, a precisão, a descrição é coisa típica de gaja :)
    ou de alguém que conhece muito bem as mulheres, o que normalmente passa ao lado da mente masculina
    era só :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento que nada passe ao lado da minha mente e faço parte do grupo que observa tudo. Como se isso não fosse suficiente trabalho com muitas mulheres e poucos homens :)

      Eliminar
    2. está explicado... absorveu a essência por osmose
      :)))

      Eliminar
  11. Confesso que costumo olhar, ate porque normalmente sou bastante observadora, nem sempre das coisas mais obvias.Quando o faço tento faze-lo com a maxima descriçao, o que fica sempre bem.
    Normalmente os homens olham de uma forma mais directa o que os denuncia facilmente.
    Quando se tem namorada/mulher ou namorado / marido, acredito que continuem a olhar, pois ninguem fica a sofrer de cegueira repentina :), mas devera respeitar a pessoa com quem se esta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já defendi, olhar não faz mal, desde que seja com respeito, para quem se olha e sobretudo e acima de tudo em relação a quem nos acompanha

      Eliminar
    2. Respeito e confiança são doi pilares fundamentais numa relação.

      E quando isso existe até pode ter graça partilhar e comentar os olhares :)

      Eliminar
  12. As mulheres são mais observadoras, (excepções homens), algo não suporto, isso uma mulher sente, quanto é olhada de cima a baixa “outra mulher” narizinho empinado e altiva “ sou boa” . Nessas situações, eu e uma amiga, “narizinho empinado”.

    Considero ridículas e fúteis…existiam muitas espécies “ aves raras” na minha universidade!!!

    Existem olhares e olhares…podemos olhar e admirar a beleza da outra pessoa, sem segundas intenções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As aves raras nasceram para ser observadas, entendem elas :)

      Eliminar
  13. Não costumo reparar muito nas pessoas que passam por mim, mas se for algum jeitoso vou olhar discretamente através dos meus óculos escuros ;) Só reparo nas roupas quando são escandalosas... Como a mania das senhoras usarem leggings como se fossem calças, inclusivé no ginásio. Minhas senhoras, vê-se tudo!!!
    Na praia também reparo nas boazonas que passam... Faço sinal para os "machos" olharem e fico a roer-me de inveja... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa moda dos leggings como calças é do pior!

      Isso de fazer sinal aos homens é muito à frente :)

      Eliminar
    2. Quero ver os meus amigos felizes :)

      Eliminar
  14. Para mim,ele olhou para ela com aquelas intenções...sabes?E não propriamente para ver os calções.Se a parceira não se importou,é porque mais cedo ou mais tarde vai levar um "pontapé"...hahahahahahaha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ele olhou porque gostou do que viu mas não precisava de ter olhado 75 vezes. Talvez mereça o tal pontapé :)

      Eliminar
  15. Uma vez, há muitos anos atrás, um homem disse-me: "Um homem que esteja com uma mulher, seja ela amiga, namorada ou companheira e, na presença dela, observe outra mulher não vale o chão que pisa". Eu fiquei um pouco surpreendida mas guardei aquelas palavras comigo.
    Não quero com isto dizer que não se pode olhar, mas a discrição cabe em todo o lado e a delicadeza tb. A situação que descreve acho de um mau gosto que não tem explicação. Mas isto sou eu que sou esquisita :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho essa frase muito forte porque denfendo que toda a gente olha para alguém. Depois, há diferentes tipos de olhares. Aqueles que se babam merecem essa frase.

      Eliminar
  16. Sou demasiado observadora e consigo "fisgar" imensas coisas ao mesmo tempo. Muitas vezes pensam que estou distraída, mas não, sou mesmo assim...Há quem não goste, mas quem não gosta coloca no canto do prato. :)

    O que reparo mais por norma são os gestos das pessoas, os olhares, sorrisos, a forma como comunicam, as expressões, (...) e reparo muito em roupa, moda. Tudo que saia fora de moda, ou seja, o que vai virar moda, olho e tento sempre ver os pormenores, a marca, etc, etc...

    O que mais me irrita mesmo é ver pessoas adultas a “galarem”, mandar bocas, desviar os olhos e ficarem pasmados a olhar e virar o olhar para trás para verem melhor (como mencionaste). Acho triste! Já me aconteceu pelo menos uma vez (e foi este ano… Estava mal habituada!!) e acho uma pura falta de respeito por a outra pessoa que está connosco. Se olhar, olho discretamente e não directamente. Se quero fazer depois algum comentário com alguém, deixo passar e falo discretamente, sem querer dar nas vistas. Se me quiser babar, babo-me para dentro. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma observadora :)

      Eu, quando estou num centro comercial a almoçar sozinho consigo observar o ambiente que me rodeia mas sou incapaz de centrar o olhar na mesma pessoa/coisa durante muito tempo.

      Esse galar e frases de engate do pior são coisas que me irritam

      Eliminar
  17. Não só olho como dou autorização para ele olhar à vontade, mas enquanto eu até ajudo à festa "aquela tens umas pernas do caraças" ele sente-se mal e ainda tenta disfarçar "quem? não vida nada"
    Ó meu lema é "podes ver, observar e comentar, só não podes mexer"

    T.L.

    ResponderEliminar
  18. Pois eu gosto de observar homens e mulheres bonitas. Sempre discretamente.

    Comentar é muito mau! Especialmente em frente da pessoa.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Confirmar o olhar do nosso parceiro não "mata".
    O que "mata" é a forma indiscreta e o pensamento que acompanha o mesmo!

    ResponderEliminar