19.7.12

deixar tudo por amor

Por cá quase que passam despercebidas mas em Inglaterra são tão importantes como os maridos ou namorados. Falos das wags (wives and girlfriends) dos jogadores de futebol. Conheço algumas, e elas sabem que têm fama de burras, desinteressantes e fúteis. Este é o rótulo das mulheres de jogadores de futebol. Acredito que sejam reconhecidas desta forma porque cultivam a imagem de mulheres que abdicaram das suas vidas, projectos e ideais para assumir a profissão de mulher de jogador, o que faz com que se pense que passam o dia a gastar dinheiro em compras. Óbvio que todas rejeitam a ideia de que vivem na sombra dos maridos e que não fazem mais do que compras. Defendem ser muito mais do que isso mas não negam que deixaram para trás os seus sonhos por amor.

Será que amar significa esquecer aquilo que sempre se desejou? Será que, neste caso específico, são os jogadores que exigem este tipo de comportamento às mulheres? Será que têm medo de perder o amor deles? Não sei... Aquilo em que acredito é que amar não significa deixar tudo o que gostamos de fazer.

60 comentários:

  1. Olá... nunca tinha comentado por aqui, mas hoje identifiquei com o que escreveste (posso tratar-te por "tu"?)
    Nao, nao sou mulher ou namorada de um jogador de futebol (ele nem gosta de bola!). Mas há 2 anos atrás demiti-me, fiz as malas, pus a miuda á tiracolo e mudei-me para Inglaterra para viver com o meu gajo!
    Balanco?! Melhor decisao da minha vida! Nao só pelo gajo, como pelo país no qual adoro viver.
    Foi um leap of faith, mas do melhor:)

    Ah... e parabéns pelo blog! Para gajo, nao está nada mal ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que podes tratar por tu :)

      Mas o que fizeste é diferente. Parece-me que não te anulaste enquanto mulher para viver na sombra do teu gajo (como lhe chamas).

      Obrigado pelos elogios

      Eliminar
    2. Sim, faltou dizer essa parte. Tenho emprego e ele nao ganha assim tao bem para eu passar a vida nas compras... E trabalho metade do que trabalhava em Tugaland para receber quase o dobro ;)

      Eliminar
  2. Bem pelo contrário, amar é respeitar a decisão do outro, seja ela qual for, não é porque deixamos de ter vida própria que amamos mais.
    Nunca o faria, nem mesmo se me aparecesse um jogador de futebol. Tenho a certeza que um dia iria jogar~lhe em cara o facto de ter abdicado da minha carreira por ele... e isso mata qualquer sentimento.
    E se o amor acabar? Resta o quê? ser ex: mulher de alguém?
    Isso para mim é pouco, quero ser reconhecida por mim, pelo meu valor, pelo meu trabalho.
    Atenção, eu não critico quem o faz, só disse que eu não o faria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu seria capaz de mudar de vida por amor. Mas essa mudança não significa anular-me como homem e deixar de fazer o que quero, sonhei e gosto.

      Eliminar
  3. bem ...tu já sabes a minha opinião sobre isto....
    Acho que viver completamnete na sombra do outro é muito complicado....mais cedo ou mais tarde....acabas por nao aguentar.....é a minha opinião...
    Se vais para outro pais deixas tudo..mas reinicias a tua vida....já é diferente...
    Sei lá é tudo tao complicado no amor...

    ResponderEliminar
  4. *não sou mulher de futebol, mas devido a um convite feito ao meu homem, também deixei de fazer o que mais gostava e me mudei para a Alemanha com ele.

    *acho que por amor se faz tudo, mesmo as maiores loucuras. sempre disse que não abdicaria do meu futuro profissional e do que mais gostava por homem nenhum e hoje cá estou.. não é fácil nem é a situação ideal, longe disso, mas também tem coisas positivas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo! Por amor faz-se tudo mas não é obrigatório que exista uma anulação da nossa parte

      Eliminar
    2. *claro que não, mas são escolhas que temos que tomar.. o vir para aqui foi ponderado a dois e, em última instância, decidido por mim, já que seria eu quem mais iria sofrer com a mudança.

      *claro que não tem que haver anulação, mas pensa assim: se não viessemos era ele que se estaria a anular a ele próprio, tudo por um capricho meu. e a isso chama-se egoísmo.. se gosto dele e se decidi ter uma vida com ele, então também estou disposta a fazer certos sacríficios, como sei que ele faria por mim.. agora anulei-me um pouco, no futuro terei a minha oportunidade..

      Eliminar
  5. Deixar tudo por amor? E depois?
    Meu homme não é jogador. Amo-o acima de tudo e sei que é recíproco.
    Ele vive em Lisboa e eu no calhau. Encontramo-nos ora cá,ora lá...(muito mais cá porque o trabalho dele é mais flexível).
    Isto porque além do amor, e do que somos um para o outro somos indivíduos que só nos completamos com o resto da nossa vida (trabalho, estudo...etc).
    Apesar das críticas constantes à nossa relação (para quem dizia que não aguentávamos já estamos juntos há 8 anos), somos mais próximos que muitos que dividemm a cama todos os dias...

    Respeito que tudo abandona, mas eu não me sentiria realizada em ser apenas a mulher de...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas...
      Se nos anularmos como pessoas, não seremos respeitadas no amor.

      Eliminar
    2. Adorei Jingas! Já vivi um namoro de sete anos assim, separados por 200km. Tb ouvi sempre muitas críticas, como haveria de ser, bla, bla... A distância para mim nunca foi problema. Consegui viver com a situação.

      Lírio, disseste as palavras certas. Anulei-me como pessoa no momento em que "lhe" disse que ia trocar um trabalho para viver com "ele". Não me arrependo de ter tido esta atitude, mas anulei-me por completo. E se o tivesse feito, talvez não tivesse passado o que passei no anterior trabalho... Fica para sempre o "se"...

      Eliminar
    3. O amor tem muitas vertentes mas na verdade passamos todos pelo mesmo

      Eliminar
    4. Quando há amor, não pode existir anulação dum em favor do outro, tem de existir uma adaptação, nunca anulação.

      Nós continuamos a ser os mesmo, a viver a mesma vida, com outras responsabilidades, mas basicamente sem grandes alterações desde o dia 1.

      Como tenho um feitiozinho de merda também já tive fracassos ;) (ando sempre aqui a gabar-me do sucesso, mas custou, não percam a esperança - LOL ).
      A verdade é que não é fácil aturar-me.

      Eliminar
  6. Acho que à partida quando se casam já sabem que isso pode acontecer e já estão mentalizadas para tal. Por amor até o faria, para seguir alguém com muito dinheiro e uma vida estável, isso não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Quando o interesse se sobrepõe ao amor, o futuro será negro :(

      Eliminar
  7. Amar é tomar, em conjunto, as decisões certas/necessárias para que as 2 pessoas em questão sejam felizes. Acredito que amar é querer que a outra pessoa, a pessoa que se ama, seja feliz. E, lá está, se as duas pessoas em causa amarem desta forma, acabam sempre por chegar às melhores escolhas para os dois.

    ResponderEliminar
  8. Mudar de vida por amor seria perfeitamente possível, agora anulação por amor não conseguiria,pois o que se seguia era uma frustação mutua.Da parte da pessoa que se anulou e da parte da outra pessoa,pois acabava por já não estar com a pessoa que amava, mas sim com uma " amostra" dessa pessoa.
    O amor aos outros não pode fazer esse tipo de exigência, mas se isso assim acontecer o amor acaba por se perder.

    ResponderEliminar
  9. Quanto ás relações com os jogadores de futebol, tenho as minhas dúvidas que exista sempre amor.Algumas delas mais parecem relações de interesse, em que acabam por lucrar as duas partes, eles andam com mulheres bonitas, e em troca elas têm mais valias financeiras.
    Não quero parecer preconceituosa, nem generalizar, mas o protótipo é quase sempre o mesmo, jogador de futebol vs mulher bonita, elas não têm profissão, não têm grande vida familiar em conjunto devido a estágios e jogos fora e ao fim de semana.
    Claro que há excepções á regra, se é que existe regra :)

    ResponderEliminar
  10. Eu penso que será possível abdicar daquilo que gostamos de fazer durante uns anos por causa do trabalho de um marido/namorado. Apenas se ambos os trabalhos forem incompatíveis e por opção, e nunca por ser pressionada a fazê-lo. No entanto penso que nestes casos das WAGs até é uma boa opção. Porque a carreira deles é curta e requer concentração total, e no final elas ainda são muito novas e vão perfeitamente a tempo de retomar de forma mais séria as suas actividades, quando eles acabam as carreiras e acalmam e assentam finalmente a vida. Parece-me uma desição pensada que pode não levar a frustração, mas sim ser encarada como um investimento no futuro.

    ResponderEliminar
  11. Não me vejo a abdicar do meu trabalho e da minha vida nessas condições...
    Gosto de me sentir útil, realizada e não sou de ficar parada de braços cruzados!
    Aliás, nem consigo estar muito tempo em casa... Fico logo a bater mal! lol
    Acredito que haja de tudo na situação que escreveste, desde burras, inteligentes, interesses financeiros, fúteis, amor provavelmente também, claro... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas poderia mudar de lugar por alguém que realmente eu gostasse, isso sim... Mas iria encontrar trabalho e as coisas que tenho por cá. Agora, deixar a minha vida e deixar de trabalhar... NUNCA! Dependo de mim própria e não quero depender de NINGUÉM! (Como as mulheres dos jogadores).

      Eliminar
  12. Eu acho é que o sonho da maioria dessas mulheres era casar com um futebolista e terem a vida que têm... logo não deixaram nenhum sonho para trás ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até te dizia uns nomes e contava umas histórias mas fica para a tal cerveja :)

      Eliminar
    2. Ahhaha. Tb conheço pelo menos um caso desses que me veio logo à memória. Mas não quero cerveja! ;)

      Eliminar
    3. Algumas histórias até são do dominio público :)

      Eliminar
    4. Temos de combinar essa cerveja! :)

      Eliminar
    5. Ainda quero ver dois post's (um do MS e outro do hsb) sobre o tal encontro sobre a cerveja combinado há semanas, meses.... O MS é um "cortes". :P

      Eliminar
  13. Já me anulei uma vez em detrimento do que considerei até ao momento, o meu grande amor da vida. Não apenas uma, mas mais vezes. Agora vejo as coisas mais nítidas, apensar de a "chaga" ainda continuar viva.
    Não foi em detrimento do dinheiro, mas sim por amor, o verdadeiro amor. Mas nunca deixei de lado a minha realização profissional e ter o meu tempo, assim como ele. Posso ter errado em muitas situações, mas já fiz tudo por amor...

    Neste momento estou mais fria e cruel, esperando um dia voltar a acreditar no "verdadeiro amor".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém deve deixar de acreditar no grande e verdadeiro amor

      Eliminar
  14. Eu fiz.
    Não correu bem.
    Voltava a fazer. (devo ser muito burra!!)

    ResponderEliminar
  15. Nunca o faria, era incapaz de ficar dependente de alguem, só sou feliz se me sentir realizada, se tiver os meus objectivos pessoais, por que lutar.
    Não seria eu se o fizesse.
    Conheço quem o tenha feito e conheço também quem como a Jingas tenha vivido longe do marido no caso porque ele foi atras do seu sonho, a recem esposa não queria perder a sua identidade e ficou a continuar a sua vocação, encontravam-se de 15 em 15 dias e quando ela podia... + ou- de 3 em 3 meses estavam juntos duas semanas.... Só apos 2 anos conseguiram ficar juntos e até à data felizes.

    Brenda

    ResponderEliminar
  16. o amor não é anular uma das partes, mas sim respeitar ambas as partes, ambos podemos fazer aquilo que cada um gosta sem ferir o sentimento do outro, isso sim é amor.
    Não me estou a imaginar a depender da outra parte por mais que goste, e que ame, mas também tenho a minha personalidade e respeito próprio, o verdadeiro sentido é caminharmos juntos na mesma direcção, respeitando e amando o outro :)

    ResponderEliminar
  17. Eu não seria capaz de fazer o que mais gosto por amor... Se a pessoa que estiver comigo também me ama, tem de compreender que eu tenho coisas que gosto de fazer e que não as tenho de eliminar da minha vida porque estou com ela. No amor tem de haver cedências de ambas as partes, mas nunca deixarmos de sermos e fazermos o que gostamos pelo outro, penso eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que elas desejavam mesmo as suas carreiras, ambições? No caso das wags dos jogadores de futebol, se elas deixam de trabalhar foi porque puderam/quiseram. É uma opção e não uma condição. Se os seus maridos ganhassem um salário baixo/'normal', concerteza teriam de se focar no seu ganha $. É a minha opinião, nem sei onde aqui se pode encaixar o dito 'amor' (de qualquer forma ninguém se anula por amor, só por outro sentimento qualquer). Mas, concerteza, não serão todas assim.

      Eliminar
    2. Tens toda a razão Moon. Aidan, tocas num ponto importante pois muitas delas sonham com aquelas vidas, sabem ao que vão e sabem muito bem o que fazem...

      Eliminar
  18. Acho que não tenho perfil para viver às custas de um homem. Dou tanto valor à minha independência... Por amor faz-se (quase) tudo, mas temos que nos sentir bem com as nossas escolhas, não podemos anular-nos e deixar de fazer tudo o que nos faz felizes...

    ResponderEliminar
  19. Concordo com Lirio selvagem faria minhas as suas palavras. "amar é respeitar a decisão do outro, seja ela qual for, não é porque deixamos de ter vida própria que amamos mais."

    Nunca seria puramente a mulher de "alguém", porque isso é hoje e depois amanhã quando não existir esse " alguém " o que resta?

    Ama mas não precises de ninguém porque isso é dependência e não amor. Amor é liberdade é querer estar e partilhar a vida com alguém por querer e não por dinheiro.

    ResponderEliminar