7.7.12

criança não mente

Como costumo fazer com alguma regularidade, ontem fui buscar uma pizza para jantar. Apesar de fazer o pedido por telefone, de forma a poupar tempo de espera, acabo sempre por aguardar na loja até que o pedido esteja pronto.

Ontem não foi excepção. Lá estava eu, dois homens (um deles pertence ao grupo dos que não fala, grita) e um casal com um filho que não devia ter mais de quatro anos.

Podia falar sobre o facto do casal não ter comunicado uma única vez, estando cada um agarrado ao seu telemóvel enquanto o filho, em cima de uma cadeira assistia à elaboração das pizzas.

Mas o que me chamou à atenção foi o menino ter dito uma grande verdade. "Eles hoje estão a trabalhar mal", disse convicto. E não mentiu, como uma criança não mente. Realmente, o funcionamento não estava com a qualidade do costume. Sorri perante aquele desabafo do menino. Não pelo conteúdo mas porque as crianças não mentem. Podem ser até um pouco crueis mas mentir está fora de hipótese. Era tão bom que os adultos fossem assim.

Enviado do meu BlackBerry® da tmn

28 comentários:

  1. Algumas crianças mentem... Portanto, não concordo a 100%!
    Em todo o caso, a maior parte delas (isso sim) são brutalmente honestas. Era bom que os crescidos fossem iguais, mas pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brutalmente honestas! É isso mesmo e os adultos também o podiam ser.

      Eliminar
  2. Eu prefiro que os adultos não mintam, mas omitam...porque como em tudo na vida, há que ter filtro :P

    ResponderEliminar
  3. Há crianças que mentem... Mas que são honestas e genuínas, lá isso são :)
    Por vezes era bom que os adultos fossem sinceros... Este assunto por acaso é algo que me deixa a pensar... Seria tudo mais fácil se as pessoas fossem sempre sinceras e honestas...

    ResponderEliminar
  4. Olha que algumas crianças mentem. Muitas já dominam a ardilosa arte da mentira.

    Embora, no caso concreto em que assististe, foi sem dúvida um desabafo honesto.

    bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso for verdade, o que leva uma pequena criança a dominar a mentira? Resultado do ambiente que tem em casa?

      Eliminar
    2. Algumas começam com imaginação fértil.
      Outras sim, talvez fruto dos exemplos que têm...

      Eliminar
  5. Não mentem dizes tu... se conhecesses o meu sobrinho emprestado, não dirias isso. O cachopo domina a arte da mentira com artes de mestre. E só tem 4 anos!

    ResponderEliminar
  6. Off-topic: pizas ao jantar... estou a preparar um tópico sobre isso. :)

    ResponderEliminar
  7. HSB, perante tamanha discussão, sugiro que encontres rapidamente o catraio e o submetas ao polígrafo ;)

    ResponderEliminar
  8. Algumas crianças não metem é verdade. Mas outras... Bem!! Penso que tudo parte da educação de casa, da convivência e hereditariedade. Pelo menos conheço uma menina da idade da minha sobrinha que para mentir é do pior...

    Mas nessa situação concreta o menino já deveria estar habituado a ver o procedimento com atenção, e mencionou tal. E parece que teve razão, como comprovaste depois.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que são esses os motivos da mentira? E será que isso é algo que vai piorar com a idade?

      Eliminar
    2. Tenho constatado em algumas crianças com quem convivo, no qual conheço avós, pais, que a componente hereditariedade, a educação que se te em casa tem muito a ver...

      Não sei que idade estás a definir a idade das crianças, mas eu conheço uma bem mentirosa desde bebe. Fui amiga da mãe dela durante a minha infância e hoje é a minha irmã que convive mais com ela. Vou dar-te um exemplo que ainda ontem estive a falar com a minha irmã. A mãe,o pai da miúda para não sentirem a filha inferior das outras, mentiram sobre as classificações finais da escola da filha. A miúda "embarca" dede muito pequena nessa "teia", tudo porque os pais por si são invejosos, mentirosos e ela vai pelo mesmmo caminho.

      Não vou dar asas à psicologa que há em mim (ehehe), mas factores sociais, económicos, hereditariedade tem muito a ver como a crinça é...

      Outra situação: o que leva uma miúdo a roubar desde pequeno e ser mentiroso? Roubar dinheiro, roubar telem+oveis dos colegas...

      Por isso menciono o que falei acima... Mas claro que há crianças que não mentem, felizmente! E que conheço bem. Adoro essa inocência! Quem me dera ter! :)

      Eliminar
    3. Não concebo essa ideia de um pai quase que ensinar um filho a mentir. Quanto às crianças, acho que são sempre resultado da sua realidade, imposições e tudo mais

      Eliminar
    4. Muitas vezes não ensinam... As crianças aprendem em casa. E o que mencionei é verdade. Mãe, pai e filha todos a mentir sobre as notas da miúda. Acho isso muito mau, ainda mais por ser rivalidade com a minha sobrinha, que anda no conservatorio de dança e a miuda tem uma inveja terrível. O que leva, por exemplo e miuda dizer: "Todos gostam mais da A. pq ela anda na dança."

      É um caso concerteza muito específico... :)

      Eliminar
    5. espero que sim e que não seja regra geral :)

      Eliminar
  9. Se calhar estás a confudir com a ingenuidade porque mentir mente... por vezes muito! Talvez não o façam por maldade....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um facto. Não acredito que uma criança minta por maldade

      Eliminar
  10. Palpita-me que o HSB não conviva com muitas crianças... :)

    ResponderEliminar
  11. Os bebes seduzem e como seduzem, manipulam....
    As crianças mentem, já vi crianças com dois anos a bater e de seguida disfarçar.
    Tenho um casal amigo que teve muito trabalho a tentar desfazer a mentira do filho com 4 anos que convenceu todos que os pais se iam separar...
    Podia continuar nisto durante o resto da tarde...

    ResponderEliminar
  12. Nada como perguntar a uma criança se estamos bonitas :D tiro e queda!

    ResponderEliminar