23.5.12

nem todos são super

Ao ver a reportagem Jorge Mendes, o super agente viajei no tempo. Recuei até aos meus doze anos. Não porque vendesse na Feira da Ladra, como o melhor agente de todos os tempos, também não foi por ter trabalhado na fábrica da Olá a agarrar Cornettos e muito menos por ter sido dono de um clube de vídeo ou de uma discoteca. Recuei no tempo porque. Tal como grande parte dos rapazes, sonhei ser jogador de futebol. Com 12 anos assinei o meu primeiro contrato. A carreira foi crescendo e pouco tempo depois tive a minha primeira transferência. Sem qualquer problema, o meu clube deixou-me mudar para um clube maior.

Nesta nova etapa tive oportunidade de jogar contra vários jogadores que hoje em dia todo o mundo conhece. Uns por serem dos melhores do planeta outros por jogarem na selecção. Ainda defrontei alguns que eram estrelas e que hoje ninguém sabe onde estão. Foi então que comecei a ter noção do que é a realidade do futebol. Quis mudar de clube e disseram-me não! A única opção era pagar 150 contos, quantia considerável, seja qual for a época, tendo em conta que se tratam de jovens de 16 anos. Ninguém se preocupou se eu era feliz, se queira mudar de clube ou porque o queria fazer. Limitaram-se a negar-me um desejo e uma vontade. E para quê? Para dois anos mais tarde decidirem a minha vida desportiva da pior maneira possível. Senti-me tratado de forma muito injusta. O sonho esmoreceu mas continuei a jogar. Foi então que tive noção de outra realidade completamente diferente. Refiro-me aos que jogam porque são amigos de longa data do treinador. Não importa se são os piores. São amigos e têm lugar cativo. Tudo isto fez-me dedicar aos estudos e passar a ver o futebol como uma coisa apenas para passar o tempo.

Por isso é que, ao ver a reportagem dou ainda mais valor ao Jorge Mendes. É o melhor agente e infelizmente existem poucas pessoas como ele no futebol. A maior parte dos agentes, bem como quem se mopvimenta nos bastidores do futebol, só pensa no dinheiro que pode ganhar com um jogador. Mesmo que para isso tenham que tomar a pior opção para o atleta. E assim, facilmente se destrói um sonho de menino...

Quanto à reportagem, dou os meus parabéns ao Nuno Luz. Conseguiu revelar o lado privado de um homem talentoso que sempre preferiu reservar a sua intimidade. Para Jorge Mendes, o que interessa são os jogadores. E isto é simples e brilhante!

15 comentários:

  1. Entendo o que tu falas, a COMPETIÇÂO e o seu mundo nem sempre LEAL!!
    tambem vivi nesse mundo, nao do futebol claro, que eu detesto correr ;)
    Tenho pena que tenhas desistido do teu sonho...mas feliz por teres seguido a tua vida academica
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desisti, dei-lhe outra dimensão :) Por exemplo, hoje é dia de futebol :) Competias no quê?

      Eliminar
  2. Aconteceu-me exactamente o mesmo. Estava num clube desde os seis onde dois jogadores da actual selecção também deram os primeiros pontapés na bola. Eles com pais mais influentes nos grandes sairam ainda com sete oito anos, um deles com mérito, outro, NÂO. Eu mantive-me sempre fiel aos meus amigos e ao clube, como estavamos no fim dos anos 90 ainda havia o amor à camisola. Aos 15 fui chamado pelo Sr que considero "o melhor" Aurélio Pereira, que poderia ter ganho com todos os jogadores que descobriu e modelou, mas não é empresário, fiquei e três semanas depois reprovei no 10º o que me fez procurar outro clube que me acolheu mas que não queria pagar a minha transferência, a qual foi paga pela minha mãe 150contos que certamente não passaram pela caixa registadora, foram directamente para o bolso do administrativo/delegado/oportunista/isso mesmo que te está a passar pela cabeça. mantive-me até aos Seniores onde tive o mlehor treinador de sempre Prof João Silva que me foi mostrando o mundo do futebol, tomei conhecimento de uma realidade que não me agradou nada. Hoje vejo o futebol de outra maneira, tenho +projectos a longo prazo onde pretendo mostrar o verdadeiro desporto que é o futebol e não o negócio que ele envolve.
    HSB estamos muito melhor assim, provavelmente com menos dinheiro e fama, mas será que isso é o que realmente interessa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Escrevi o que escrevi, algo que confirmas, para que se saiba que o mundo do futebol não vive de Jorges Mendes. Ele é um caso raro. Dás um exemplo muito bom do Aurélio Pereira, provavelmente o homem que mais talentos descobre em Portugal e que "nada" ganha com isso.

      Tens razão ao dizer que estamos melhor assim pois poucos são aqueles que ganham rios de dinheiro com o futebol. As carreiras são curtas e grande parte dos jogadores gasta o dinheiro todo num instante.

      Parabéns pelos teus projectos no desporto. Quando quiseres revelar, estou aqui para ouvir e ajudar no que for possível.

      Eliminar
  3. Quer dizer que estamos aqui perante um homem da bola! :)
    Eu também vi a reportagem e gostei imenso! Tanto que acabei há pouco de escrever um post alusivo ao mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempos frequentei os mesmos campos que muitos dos craques da actualidade.

      A reportagem está muito boa porque antes disto só me lembro de uma entrevista do Jorge Mendes ao jornal A Bola. Ele raramente fala e mostrou "tudo" ali.

      Sei que escreveste um post pois já li e comentei :)

      Eliminar
  4. Os meus projectos passam por tirar o curso de treinador e evoluir nesse sentido. Procurar um clube que umas condições minimamente aceitáveis onde possa formar verdeiros atletas e que estes estejam preparados para o futuro não só como atletas mas também como pessoas e que entendam que o futebol não é um negócio mas um desporto. Entre outras coisas, a revelar mais tarde :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. Parabéns! Também gostava de tirar o curso mas ainda não arranjei tempo e quando o interesse estão bem vivo nunca há curso :( Boa sorte para tudo :)

      Eliminar
  5. É um mundo que desconheço por completo e, apesar de conhecer o Jorge Mendes, na prática não faZia ideia da importância que acaba por ter na vida dos jogadores. Gostei de ver a reportagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele acaba por ser um pai para eles. Grande parte deles gastavam o dinheiro todo se não o tivessem ao lado a aconselhar nos bons e sobretudo, maus momentos.

      Eliminar
  6. Também fiquei rendido ao trabalho de Nuno Luz e à faceta que nos mostrou de um homem de sucesso. Tenho a certeza que esta é uma reportagem que vai correr mundo e que, daqui por uns tempos, ouviremos dizer que foi (com todo mérito) premiada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que a reportagem será vendida para vários países e que será premiada.

      Eliminar
  7. Damn!! Toda a gente fala da reportagem que não vi! Depois de tanto tempo a ver o Nuno Luz a fazer trabalho "nhós" (interjeição que costumo usar), perco o dia em que fez algo brilhante.

    Desde pequena que sou fã de futebol, fui jornalista desportiva, com pós-graduação em Comunicação e Desporto, e a carreira do Jorge Mendes sempre me fascinou, seja pela discrição seja pelo profissionalismo que este homem emprega, sem nunca estar envolvido em escândalos como os Josés Veigas desta vida.

    Será que a reportagem está disponível algures no site SIC? (pergunta retórica)

    ResponderEliminar