8.5.12

flatunews

Até hoje, pensava que as únicas flatulências que davam notícia eram as do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que foram tornadas públicas pela sua antiga namorada, Carolina Salgado. Dizia a mesma que o homem nunca estava quieto, soltando gases a toda a hora. Contudo, Pinto da Costa é claramente ultrapassado pelos dinossauros que habitaram o planeta há milhões de anos e cujas flatulências dão uma notícia digna de registo. De acordo com um estudo publicado na Currient Biology, a flatulência dos dinossauros herbívoros pode ter causado o aquecimento do planeta há 150 milhões de anos, durante a era Mesozoica. Segundo o artigo, os saurópodes (grandes dinossauros herbívoros) podiam emitir até 520 milhões de toneladas anuais de metano, um dos gases que provoca o efeito de estufa. Actualmente, as emissões de metano chegam a 500 milhões de toneladas anuais.

4 comentários:

  1. Ainda ontem estive a ver (não por opção mas por imposição do meu filho) o Dino Dan no Canal Panda que falava disso mesmo.
    À noite na RTP2 também esteve a dar um programa de dinossauros, mas aí já não entravam as flatulências dos ditos, mas também se falou de metano e que na região onde estavam a pesquisar havia enormes quantidades.
    Foi muito dinossauro para um só dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto especialmente de "não por opção mas por imposição do meu filho". Muito bom! Realmente é muito dinossauro e flatulência para um dia :)

      Eliminar
  2. Os dinossauros seriam fantásticos como energias renováveis!

    ResponderEliminar